sábado, 20 de outubro de 2012

UFRN inaugura Pavilhão Acadêmico e Residência Estudantil em Santa Cruz



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 17, o Pavilhão Acadêmico e a Residência Universitária da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), no município de Santa Cruz. A cerimônia reuniu a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, o Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins, o diretor da FACISA, Enio Walker, e autoridades municipais da região.
Com o intuito de propiciar o aperfeiçoamento dos estudantes da faculdade, que é composta pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, o Pavilhão estudantil dispõe de três consultórios, sala de atividades de grupos, uma piscina com sistema de aquecimento, um laboratório de motricidade e um ginásio de reabilitação. O espaço será utilizado pelos estudantes como Clínica-Escola, preparando-os para a prática da profissão.
A Residência Universitária conta com 60 vagas, sendo dividida em alas feminina e masculina, e possui 15 alojamentos, duas salas de estar, dois vestiários, duas lavanderias e dois terraços de serviços. O critério para concessão do benefício será social, de acordo com a direção da FACISA, concedido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE).
A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, reiterou a implementação da política de interiorização proposta pela Universidade e a importância do REUNI na realização desse projeto. Durante seu discurso, a reitora também afirmou que a criação de novos cursos na área de saúde na FACISA é uma das pautas prioritárias neste momento.
"Quem conheceu a Universidade antes do REUNI pode ver como o programa reestruturou de fato, e com qualidade, a UFRN. Já existe proposta enviada ao Ministério da Educação sobre a criação de novos cursos na FACISA e projetos para que haja maior interiorização do ensino superior no Rio Grande do Norte", afirmou a reitora.
Já o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins, ressaltou a importância da educação para o crescimento do País, destacando a eficiência do governo no que diz respeito à assistência estudantil, e apontou o caminho para melhorias na qualidade do ensino superior brasileiro.
"Só é soberana a nação que permite aos seus filhos o acesso à educação. O governo foi rápido na construção de novos campi, mas será mais ainda na atenção à assistência estudantil. Além disso, será ampliada a oferta de doutorado interinstitucional para capacitação dos docentes das universidades federais", ressaltou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário