quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Fátima e Mineiro descartam interferências nacionais

Os dirigentes e líderes do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte descartam a possibilidade de interferência da cúpula nacional da legenda com relação à escolha que será feita para o apoio na disputa entre o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, candidato do PDT; e do deputado Hermano Morais, que concorre pelo PMDB. Os petistas mantêm as discussões internas e somente no final desta semana devem anunciar o rumo a ser tomado.
Rodrigo SenaDeputado Fernando Mineiro e deputada Fátima Bezerra devem tomar a decisão sobre segundo turno até o final da semanaDeputado Fernando Mineiro e deputada Fátima Bezerra devem tomar a decisão sobre segundo turno até o final da semana

Essa é a expectativa dos dois principais líderes do partido, a deputada federal Fátima Bezerra, e o deputado estadual Fernando Mineiro, candidato derrotado, mas que alcançou a inesperada e expressiva votação essencial para levar a campanha ao segundo turno. "Vamos decidir sem pressa e sem pressão", adiantou Mineiro.

Ontem, a executiva municipal petista se reuniu no intuito de convocar uma reunião posterior do diretório, que será o responsável por decidir sobre os rumos da eleição. Mineiro e Fátima já adiantaram que a decisão "será local", em referência aos rumores vindos à tona em reportagem do jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (8), dando conta de que o quadro político natalense possivelmente será alvo de acordo entre as cúpulas petista e peemedebista. "A decisão é nossa. Eu já comuniquei isso à direção nacional do partido", exclamou Fátima Bezerra. A parlamentar afirmou que já nutre de um entendimento sobre o assunto. Mas preferiu não externá-lo, embora seu grupo já tenha se posicionado claramente em favor do ex-prefeito.

É praxe no PT discussões internas acaloradas em torno de dirigentes e militantes, quando o assunto é deliberação coletiva. E neste caso já se percebe uma preocupação clara de setores petistas de Natal para que não seja dada nenhuma brecha que aponte para uma recomendação da cúpula nacional, a exemplo do que aconteceu em Mossoró e Recife. Há no partido, segundo lideranças internas que pediram para não serem identificadas, três possibilidades que estão sendo discutidas em relação ao segundo turno em Natal: a primeira delas defende não só o apoio, mas a participação da legenda na campanha de Carlos Eduardo; a segunda entende que a sigla deva se limitar ao voto crítico no pedetista; e uma terceira opina pela neutralidade no pleito. "Até agora ninguém protocolou intenção de apoio a Hermano Morais", disse um dirigente. É que antes da reunião de cúpula os correligionários podem manifestar intenções e opiniões acerca de uma deliberação da legenda.

PMDB

As principais lideranças do PMDB potiguar, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e o deputado Henrique Eduardo Alves, também descartaram articulações em Brasília para interferências. "O PMDB respeitará a decisão que o PT, em nível municipal, tomar. Não fará pressão nenhuma em qualquer instancia partidária", afirmou Henrique. Ele lembrou que a disputa em Natal é entre candidatos do PMDB e do PDT, dois partidos que integram a base de apoio ao Governo Dilma. "Estaremos juntos amanhã em qualquer circunstancia. Hora de respeitar", destacou.

Henrique Eduardo afirmou também que o deputado e candidato "Fernando Mineiro tem estatura política e moral de sobra para conduzir o melhor processo para o seu partido e para Natal". "É  importante acrescentar, experiência e capacidade política da deputada Fátima Bezerra, que ajudará o deputado Mineiro, os vereadores e a militância nesta hora", disse o deputado do PMDB.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário