segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mais de 500 anos depois e a troca de favores ainda continua...

Quando o Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Álvares Cabral as nossas terras já eram habitadas pelos índios. Os portugueses encontraram aqui uma grande riqueza: o pau-brasil. Os indígenas exerciam um árduo e pesado trabalho extraindo madeira da mata e conduzindo sobre os ombros pesadas toras dessa madeira até as caravelas portuguesas.
Em troca por esse cansativo trabalho eles recebiam simples bugigangas tipo: espelho, chocalhos e apitos. Enquanto os portugueses tomavam e exploravam nossa terra levando daqui as nossas riquezas, os índios eram enganados, ou seja, comprados pelos produtos mais fúteis e baratos que existiam na época.
Trazendo para os nossos dias parece que pouca coisa mudou. O povo continua ainda sendo enganado. Semelhante aos índios de 1500 anos atrás o povo ainda aceita continuar vivendo de favores. Aqui em Santa Cruz, por exemplo, a grande maioria de nossa população ainda aceita trocar o seu valioso voto por algumas bugigangas. Assim como os índios entregavam todas as suas riquezas nas mãos dos portugueses, nós entregamos todos os nossos recursos públicos nas mãos da elite que pouco tem feito pela nossa população! 

Blog do Paulo Césa

Nenhum comentário:

Postar um comentário