sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ALEXANDRIA RECADASTRAM ELEITORES

Mais de 9 mil eleitores de Alexandria, a 360 quilômetros de Natal, começam a partir de hoje a participarem da revisão biométrica, iniciativa da Justiça Eleitoral brasileira para dar ainda mais segurança ao processo de votação, o mais moderno e sofisticado do mundo. Às 8h de ontem, na Câmara Municipal, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) iniciaram os trabalhos de coleta de fotos e digitais de pessoas aptas a votar e que vão culminar na entrega de novos títulos eleitorais.

A ação não envolve apenas a produção de fotografias ou registro de impressões digitais. O primeiro passo é a triagem, na qual os técnicos consultam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se o título do eleitor é passível de revisão ou não. Neste momento, é verificado se os dados pessoais estão corretos, como estado civil e domicílio, por exemplo. Depois vem o preenchimento do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAI). A terceira fase é da coleta das digitais e a foto. O último estágio é a entrega, por parte do eleitor, do título antigo para que ele possa receber o novo documento.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Expedito Ferreira de Souza, o juiz substituto da 41ª Zona Eleitoral, Ricardo Cabral e o promotor da mesma circunscrição Sidharta John Batista da Silva, acompanharam de perto os trabalhos da revisão desde o início. “É um avanço na segurança do voto e garantia de um processo cada vez mais eficiente”, chamou a atenção o presidente da Corte Eleitoral.

Ontem, outras cinco cidades potiguares também iniciaram sua revisão biométrica : Macau (19.679 eleitores), Pilões (3.192), João Dias (2.326), Guamaré (9.940) e Caraúbas (15.303). A previsão é de conclusão deste cadastramento em 9 de janeiro. Quem não comparecer à revisão terá o título cancelado. Outra cidade que deverá entrar nesta atividade nos próximos dias é Pedro Avelino, com 5.387 eleitores. Lá a Revisão será realizada de 14 de dezembro a 23 de janeiro.

Em Alexandria, a Revisão é realizada de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 14h. O eleitor deve comparecer ao posto de atendimento munido de documento de identidade, título eleitoral e comprovante de residência, de qualquer mês entre janeiro e setembro de 2009.

Eleitores

José de Oliveira Alves, fotógrafo, residente no bairro Alto da Boa Vista, foi o primeiro eleitor a concluir a revisão biométrica de seu título eleitoral em Alexandria. Informado , ele já tinha obtido várias informações sobre o cadastramento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi um dos primeiros a chegar à Câmara de Vereadores, no centro da cidade, para fazer logo a revisão.

“Foi uma ótima surpresa uma coisa moderna como essa chegar a Alexandria, pois uma novidade deste tipo sempre chega primeiro nas capitais”, comentou Alves enquanto esperava para receber seu novo título. Observando a cena como cidadão, ele acha que toda tecnologia que vem para facilitar a vida do eleitor é bem vinda. “Esse sistema é bom”, finalizou.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário