terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cidadãos aderem ao Vote Limpo


Após 18 dias, a campanha Vote Limpo desenvolvida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contabiliza diversas denúncias que estão sendo averiguadas pelas instituições envolvidas. A campanha tem como principal objetivo incentivar o voto consciente nas eleições 2010. Instituída no Rio Grande do Norte pela OAB, no dia 13 de agosto, em parceria com o Ministério Público Estadual, Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) e Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), a campanha Vote Limpo visa a alertar o eleitor sobre a importância do voto.

Apesar do pouco tempo, a campanha já recebeu apoio de várias instituições como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação do Comércio do RN (Fecomércio/RN). Embora seja importante a parceria de instituições e órgãos públicos para que a campanha obtenha êxito, é necessária a cooperação popular conforme declarou o presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira. "A campanha está dentro da expectativa, especialmente na adesão dos parceiros, mas é necessário que a população tenha consciência do quanto é importante votar de forma consciente", disse.

Os órgãos envolvidos na campanha vão intensificar a campanha no interior do Estado começando pelo município de Mossoró, no dia 9 de setembro. "Vamos nos aliar ao Ministério Público que já está divulgando a campanha no interior para esclarecermos também o eleitor das cidades pequenas. A ideia é tornar o processo mais democrático e igualitário", declarou o presidente da OAB.

Comitê 9840

Aliada à campanha Vote Limpo, foi instalado também o Comitê 9840 que visa à garantia da Lei 9840, criada em 2002 para combater a corrupção eleitoral. A ideia é que o cidadão possa denunciar alguma irregularidade durante o processo eleitoral. É importante lembrar que os eleitores que detectarem algum ato irregular durante a campanha e denunciarem não terão sua identidade revelada.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas através do endereço ouvodoria@oab-rn.gov.br e nos telefones 4008-9418 (OAB).  

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário