quinta-feira, 12 de julho de 2012

Portais reúnem informações sobre políticos e candidatos

Paulo Sérgio Rocha destaca que ferramentas disponíveis são úteis para os eleitores.





No pleito de 2012, os eleitores contam com alguns canais de informação instituídos por órgãos públicos e por entidade não governamentais. São ferramentas que estão sendo enaltecidas pelas autoridades envolvidas com o pleito como instrumentos para orientação no voto. O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte disponibilizou um site próprio onde traz a lista completa de todos os políticos condenados por instâncias colegiadas. São mais de mil nomes que figuram no listão publicado pelo MPE.

Rodrigo Sena

Paulo Sérgio Rocha destaca que ferramentas disponíveis são úteis para os eleitores.

"As ferramentas disponíveis hoje aos eleitores são extremamente importantes e devem ser cada vez mais utilizadas. É importante que o eleitor esteja atento e busque a maior quantidade de informações sobre o candidato que pretende votar", destacou o procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha.

Ele chamou atenção para o "voto consciente" como alicerce para acabar com os maus gestores. "O voto consciente é a melhor arma e a mais eficiente contra os maus gestores e contra tentativas de corromper a legitimidade do processo eleitoral", analisou o procurador.

O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza para a população um sistema próprio para a divulgação dos candidatos. Através do Divulgacand as pessoas podem ter acesso não apenas a listagem dos postulantes a cargo público, mas também a informações individuais. É possível saber a formação do político, a previsão de gasto na campanha e a declaração de bens feita à Receita Federal.

Coordenadora geral do Movimento Articulado de Combate a Corrupção, a delegada da Polícia Federal Ohara Fernandes, afirma que o MARCCO pretende realizar, para o pleito 2012, debates e movimentos incentivando o eleitor a não votar nos candidatos que têm condenações.

"Vamos trabalhar junto aos setores de comunicação, realizar eventos para divulgar a ficha suja", disse a coordenador. Ela confirmou que haverá uma orientação direta ao eleitor para ele, no momento de decidir o voto, observe a listagem dos políticos condenados. "A minha orientação é para o eleitor decidir por quem não esteja na lista (dos fichas sujas", disse. Em agosto ocorrerá o colóquio promovido pelo MARCCO sobre o pleito 2012.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário