terça-feira, 9 de novembro de 2010

Copa 2014 e Olimpíadas 2016 motivam 22º Encontro Nacional de Esporte e Lazer


A cidade de Atibaia (SP) recebe, entre os dias 18 e 21 de novembro, o 22º Encontro Nacional de Esporte e Lazer (Enarel), com o tema “Esporte Lazer e Hospitalidade”. O encontro proporciona a preparação dos municípios brasileiros para sediar megaeventos esportivos como os Jogos Mundiais Militares – 2011, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O evento reunirá cerca de 800 participantes entre estudantes universitários, profissionais dos setores de lazer, turismo e educação física. 


Um dos destaques internacionais do Enarel é o doutor Ling Ping, da Hangzhou Normal University (China), responsável pela preparação dos voluntários das Olimpíadas de Pequim 2008. O especialista participará da mesa de abertura e ministrará a palestra “Lazer, hospitalidade e qualidade: o bem receber nos megaeventos esportivos“, ao lado da secretária Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), Rejane Penna Rodrigues, e do diretor do departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesh. 



Segundo Rejane Penna Rodrigues, a idéia é despertar nas pessoas - por meio de atrativos como a cultura local, por exemplo - o desejo de que elas sejam receptivas. “Iremos articular o lazer e o turismo e mobilizar áreas de atuação e formação profissional, campos de produção e socialização de conhecimentos e de ações educativas que beneficiam toda a população”, antecipou. A secretária explica que há cerca de 10 dias, a diretora do departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, Leila Mirtes esteve com organizadores do evento. 



“Esta será a primeira vez que o Enarel abordará o turismo e escolhemos Atibaia para sediar este grande evento”, afirmou Leila Mirtes. Portanto, a edição deste ano será recheada de atrações. Entre as novidades estão atividades culturais, lúdicas, educativas e científicas em sintonia com o melhor que a cidade tem para oferecer, que é seu potencial cultural e turístico. 



Cidade referência esportiva 
Atibaia é palco de quatro eventos importantes na área do esporte e do lazer como: o Festival de Esportes Radicais (o Fera), a Olimpíada Colegial, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo e a Volta Ciclística de São Paulo, da qual a cidade faz parte do percurso. “Atibaia já provou que tem capacidade para abrigar todas essas atrações, que têm um papel muito importante para a divulgação do município em todo o país”, explicou o prefeito.

Fonte: Ministério do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário