O senador Garibaldi Filho (PMDB) anunciou que deve apoiar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), à presidência da República, apesar de ter a preferência pela senadora Rosalba Ciarlini, do DEM, na disputa pelo governo do Estado. Garibaldi afirmou ontem que, se não houver nenhum alteração no quadro político nacional, vai acompanhar a opção feita pelos peemedebistas, que integram a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e firmaram um pré-acordo com os petistas para o lançamento da candidatura de Dilma Rousseff à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Elisa Elsie
Garibaldi destaca tendência dos peemedebistas da base aliada“O PMDB deve apoiar a candidatura de Dilma Rousseff. E eu vou apoiar Dilma. Bastam as divergências locais existentes no PMDB”, disse Garibaldi Filho, ontem numa entrevista à TV Ponta Negra.
O compromisso prévio entre a direção nacional do PT e do PMDB foi firmado em outubro. Os lideres e dirigentes nacionais dos dois partidos acertaram que o PT ficará com a cabeça da chapa, provavelmente com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o PMDB, com a vice. Os dois partidos preferiram falar em pré-acordo, que só será sacramentado após as convenções partidárias, a serem realizadas ao longo do ano que vem.
Mesmo com esse compromisso do PMDB, senador Garibaldi Filho ainda não tinha dado uma declaração clara de apoio a Dilma. Ao contrário, no dia 13 de outubro, numa audiência como o presidente Lula, o senador avisou ter uma preferência pela candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao governo do Estado. Rosalba é do DEM, um partido de oposição ao presidente Lula. Agora Garibaldi explica que isso não tem implicação no apoio a Dilma.
Ao reafirmar a preferência pelo nome de Rosalba ao governo e de anunciar que tende a seguir a orientação partidária para apoiar a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência, o senador alertou que, por enquanto, não existe um posicionamento irremovível em relação às eleições do próximo ano. “Não bati o martelo, até porque ninguém bateu
Fonte: Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário