quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

LANÇAMENTO DA REVISTA " O CABRA "

Por : Carlos Costa sobre release

O Cabra é o mais novo trabalho produzido pelo cartunista e quadrinista Flávio Luiz, que chega este mês às lojas especializadas. A HQ traz uma aventura nordestina futurista, que mistura ficção científica, cordel, mangá e faroeste caboclo. As cores são de Artur Fujita.
Num futuro incerto e pós-apocalíptico, a Terra é um planeta quase desértico. A água potável é privilégio de poucos. Este é o cenário em que se passa a história de Severino, vulgo O Cabra, um fora-da-lei cujo bando foi dizimado no dia do seu casamento. Numa aventura cheia de surpresas e traições, Severino terá que enfrentar o poder que se disfarça de benevolência. Pior que encarar os inimigos será dar de cara com a verdade, que por tanto tempo não conseguiu enxergar.
O personagem é forte e carrega um coração sensível que será posto à prova diante dos fatos. Na história, a força do homem nordestino e a pureza dos seus sentimentos são o contraste mais relevantemente humano encontrado em meio aos círculos viciosos dos jogos de poder. Traição, vingança, redenção e uma pitada de romance fazem de O Cabra, uma HQ de ficção com toques tropicalistas.
Flávio Luiz tem seus trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior (I Festival Internacional de Cartoon da Suécia, em Malmo, com o tema ecologia). Foi ganhador de prêmios em vários salões de HQ, entre eles o importante Salão de Piracicaba (1994 e 2000). Em 2000, recebeu o Troféu HQMix – considerado o Oscar dos quadrinhos no País – com a revista independente Jayne Mastodonte Adventures #1. Também foi responsável pela arte do álbum sem palavras O Messias, roteirizado pelo jornalista Gonçalo Junior.
Este é o segundo personagem de Flávio com características do povo brasileiro. Em 2008, o desenhista lançou Aú, um capoeirista mirim que representava a hospitalidade, a alegria, a criatividade do povo baiano, que vem ajudando a divulgar os lugares, ritmos e as diferenças da cultura nacional, e em especial a capoeira. Aú é um sucesso editorial com mais de 7.000 exemplares vendidos.
O Cabra terá lançamento em São Paulo, no dia 10 de dezembro, das 19 às 22 horas, na Livraria da Vila, que fica à Alameda Lorena, 1731, nos Jardins. Em janeiro, acontecem lançamentos na capital do Rio de Janeiro e também em Salvador, na Bahia. A divulgação conta com um teaser animado realizado por Eduardo Brandão, com trilha sonora de Kezo Nogueira, que pode ser conferido no Youtube, clicando aqui. 
O álbum tem 56 páginas em cores, formato 25 x 38 cm e custa R$ 38,00. O lançamento é da editora Papel A2, do próprio Flávio Luiz.
Flávio Luiz Rodrigues Nogueira, 46, é cartunista e trabalha também como ilustrador publicitário. Autodidata, já trabalhou como programador visual para blocos de carnaval entre 1984 e 1988 e foi diretor de arte (Propeg, na Bahia) em 1989. De 1993 a 1995, foi chargista e ilustrador do jornal Bahia Hoje. Desde então tem sido premiado em diversos Salões de Humor nacionais e internacionais. De 2000 a 2008, foi ilustrador do jornal Correio da Bahia. Atualmente trabalha como ilustrador da agência África (grupo ABC). Para mais informações acesse www.flavioluizcartum.fotoblog.uol.com.br .
Artur Fujita é técnico em Artes Gráficas pelo SENAI “Theobaldo de Nigris e Felício Lanzara”, foi diagramador em publicidade durante cinco anos, coordenador do estúdio da Fábrica de Quadrinhos de 2000 a 2001 e desde então tem trabalhado como ilustrador freelancer. Participou, entre outros projetos, do primeiro álbum da Fábrica de Quadrinhos e dos três álbuns Quebra-Queixo: Technorama. Para a Marvel Comics, coloriu as minisséries Odissey e Trojan War. Atualmente ilustra livros didáticos para diversas editoras, como Moderna, Saraiva, Fisk, e eventualmente trabalha para agências de publicidade. Ministra na Quanta Academia de Artes o curso de Ilustração Digital.


Fonte: blog HQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário