Ao completar 120 anos de fundação, o Município de Bento Gonçalves/RS implanta o SMC pouco mais de um ano após sua primeira e histórica Conferência de Cultura.
O diálogo com os agentes e instituições culturais locais, travado na Conferência, foram definidores da urgência de ter a Cultura sendo tratada como prioridade e com órgão gestor próprio, indo ao encontro da orientação do Ministério da Cultura.
A partir da aprovação da criação da Secretaria da Cultura, ocorrido em Fevereiro, o Secretário Juliano Volpato passou a tratar e organizar o restante do Sistema, culminando na posse do Conselho Municipal de Cultura, da Comissão Técnica de Análise e Seleção de Projetos e lançamento do 1º Edital do primeiro Edital do Fundo de Cultura.
Com o Edital lançado em Outubro, o aporte de recursos para a produção cultural local, passa de 90 mil para 150 mil, em função da proximidade do final do exercício fiscal. Já em 2011 contará com cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), somente do Orçamento do Município.
A Plenária de Eleição e posse do Conselho e Comissão de Análise Técnica e Seleção de Projetos lotou um dos auditórios da Casa das Artes, demonstrando a importância que o Sistema tem para a comunidade cultural. O Conselho de Cultura é paritário, garantindo o protagonismo da sociedade civil.
No Município há ainda o Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural com ampla atuação na preservação do patrimônio edificado.
Fonte: Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário